Oferecimento:

Logo 96FM
Logo 96FM

som+conteúdo

Cidades

Finalmente: Baleias conseguem ser desencalhadas no RN e voltam para alto-mar

2024/06/01HZHJKNVM7GZPXP3KGV5G7ZZZ.avif

As 16 baleias-piloto que estavam encalhadas na praia de Pititinga, no litoral do Rio Grande do Norte, foram levadas para cerca de 6 quilômetros de distância da costa em uma operação de desencalhe realizada nesta segunda-feira (3).

A operação durou cerca de 7 horas e contou com grupos ambientais - com cerca de 25 profissionais entre biólogos, médicos veterinários e voluntários -, Corpo de Bombeiros e pescadores locais, que cederam parte das embarcações usadas.

As baleias-pilotos estavam encalhadas desde sexta-feira (31) e, segundo os veterinários que as monitoravam, demonstravam sinais de fraqueza e desorientação.

Até a atualização mais recente desta reportagem, nenhuma baleia-piloto havia encalhado novamente na costa após a volta ao mar aberto. Essa possibilidade, no entanto, existe, segundo explicaram os especialistas.

Desde que encalharam, as baleias não conseguiram voltar ao mar aberto sozinhas. Veterinários diagnosticaram em alguns dos animais uma alta infecção parasitária no sistema auditivo, o que atrapalha o senso de localização deles.

Num primeiro momento, as baleias-piloto que chegaram a encalhar na areia foram colocadas pelos próprios moradores e pescadores da região novamente no mar.

Ao todo, eram 21 baleias-piloto que haviam encalhado no mar raso, mas cinco delas morreram - quatro em Pititinga e uma em Zumbi, praia ao lado, que também fica no município de Rio do Fogo, no litoral Norte potiguar.

Embora tenham o nome de baleias-piloto, os animais na verdade são uma espécie de golfinho de grande porte, assim como as orcas, normalmente chamadas de baleias. As informações são do G1.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado